Veículos de Comunicação

No Escuro

Três Lagoas tem 414 pontos escuros

Manutenção do serviço de iluminação pública é de responsabilidade da Elektro.

 - Valdecir Cremon
- Valdecir Cremon

Segundo relatório da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Três Lagoas tem atualmente 414 pontos escuros, com  luminárias de postes queimadas. A quantidade, porém, pode ser maior porque o dado é retirado de reclamações feitas por moradores ou que funcionários da secretaria identificam.

Diariamente, moradores de todos os bairros procuram veículos do Grupo RCN de Comunicação para reclamar de luminárias queimadas ou que ficam acesas durante o dia. De acordo com o secretário da pasta, Ricardo Cobianchi, após ser comunicada de um defeito, a Elektro tem prazo de 10 dias para fazer o reparo. Em alguns casos a empresa tem cumprido o prazo, mas em outros não. 

Cobianchi disse que a secretaria possui o controle do serviço e que mantém fiscais para verificação de problemas no período noturno. 
O número de reclamações aumentou desde o ano passado, quando a manutenção da iluminação pública foi parar na Justiça.

Por determinação judicial, a concessionária reassumiu a manutenção do serviço, em Três Lagoas, em julho do ano passado. No começo de 2015, portaria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), transferiu a manutenção da rede pública de iluminação aos municípios. No entanto, algumas prefeituras, como a de Três Lagoas, recorreram contra a  decisão.
A prefeitura argumentou que não teria condições financeiras e nem estrutura para assumir o serviço.

Durante o impasse, a iluminação ficou um período sem manutenção, causando acúmulo na demanda de lâmpadas queimadas. No ano passado, a Elektro ampliou o número de equipes para o serviço, mas depois manteve apenas uma na cidade.

CONTATO

O especialista institucional da Elektro, Fábio Costa, disse que os moradores devem entrar em contato com a concessionária para informar sobre lâmpadas queimadas ou com defeito. “Pelo tamanho da cidade e quantidade de pontos iluminados, identificamos que o volume de reclamações que recebemos não é alto”, disse.

Costa ressaltou que, em relação a lâmpadas, a responsabilidade é da Elektro. No entanto, quanto a falta de luminária em ruas, a responsabilidade de solicitar a instalação é da prefeitura.