Veículos de Comunicação

Imunização

Três Lagoas tem só 21,5 mil pessoas vacinadas, equivalente a 17,4% da população

Meta é vacinar até agosto todas as pessoas acima dos 18 anos com pelo menos uma dose entre as vacinas disponíveis, segundo o Governo

21,4 mil pessoas receberam 2ª dose ou dose única e estão completamente imunizadas contra o Coronavírus - Divulgação
21,4 mil pessoas receberam 2ª dose ou dose única e estão completamente imunizadas contra o Coronavírus - Divulgação

Três Lagoas alcançou nesta semana a marca de 17,4% de sua população completamente vacinada contra a Covid-19. O índice é justificado pelas 3.809 doses da Janssen, que são aplicadas somente uma vez, somadas ao volume de doses da AstraZeneca e Pfizer que vieram em maior quantidade. “Devido aos municípios de fronteira do Estado que estão vacinando em massa somente com a Janssen. Por isso, antecipamos a idade para vacinação e aumentamos o número de pessoas vacinadas com a segunda dose”, informou a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja.

Dados do vacinômetro desta quinta-feira (8) mostram que dos 123.281 habitantes da cidade, 21.499 receberam a segunda dose de reforço ou a dose única. A meta do Governo do Estado é aplicar, pelo menos uma dose, em pessoas com mais de 18 anos até agosto, segundo o governador. “O município segue o ritmo estadual”, destaca Humberta.

Mortes por Covid alcança 8 entre 10 pessoas não vacinadas
Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas revelam que 86% das mortes em contaminados pelo coronavírus, entre maio e junho, foram em pessoas  que não tinham recebido nenhuma ou somente uma dose. Foram 135 óbitos no período, 115 deles em pessoas com este perfil.

Até agora, 50.226 pessoas receberam ao menos uma dose das três vacinas disponíveis. Outras 17.690 retornaram para a dose de reforço. “É um número baixo e que precisa da colaboração da comunidade. Só está protegido quem recebe as duas doses”, destaca a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja.