A oitava edição da Semana Nacional de Conciliação contará com 148 audiências agendadas na Comarca de Três Lagoas. O resultado foi divulgado ontem pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), um dia depois do encerramento do prazo de inscrições para o evento.
Conforme informações do site oficial do TJ, das 148 audiências, que deverão ocorrer entre 2 e 6 de dezembro, a maioria (98) é do Juizado Especial. A cidade aparece em terceiro lugar com maior número de audiências agendadas.
As tentativas de conseguir um acordo e colocar fim ao processo em trâmite na Justiça, porém, caíram consideravelmente em comparação à edição anterior. Na 7ª Semana Nacional de Conciliação, a Comarca de Três Lagoas chegou a agendar 400 audiências. Em apenas uma delas, relacionada a partilha da venda de gado, imóveis, veículos e implementos e maquinários agrícolas, rendeu um acordo de R$ 9,5 milhões, um dos mais altos de Mato Grosso do Sul.
Neste ano, à frente de Três Lagoas, está a Comarca de Campo Grande, que sozinha concentra 44,9% de todos os agendamentos. Estão previstas 985 audiências na Justiça Comum e 636, nas varas do Juizado Especial.
Em segundo lugar no ranking, o TJ cita a Comarca de Dourados, onde está prevista a realização de 301 audiências, sendo que 104 no Juizado Especial. Corumbá teve 101 agendamentos. Na região do Bolsão, Bataguassu também aparece com número expressivo de audiências agendadas, 75 ao todo.
ESTADO
A Semana Nacional da Conciliação foi idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça. O objetivo é tornar mais célere os processos em trâmite e, com isso, desafogar o sistema judiciário. Além disso, segundo informações do TJ, a mobilização visa motivar os tribunais a buscar entendimento entre as partes e disseminar a cultura da resolução dos conflitos judiciais, por meio da conciliação.
Em todo o Mato Grosso do Sul, onde a semana é coordenada pelo desembargador Romero Osme Dias Lopes e do juiz Fábio Possik Salamene, serão realizadas 3.610 audiências de conciliação. O número, ao contrário de Três Lagoas, aumentou em comparação à edição anterior. Em 2012, foram agendadas 3.151 audiências de processos nas fases de conhecimento e de execução, que resultaram na homologação de 1.004 acordos, com o total de R$ 47.664.500,93 em acordos homologados. O percentual de acordos em relação ao número de audiências efetuadas ficou em 31,9%. Ao todo, foram atendidas cerca de 9,2 mil pessoas, aproximadamente, no ano passado.
O TJ informou que todas as 54 comarcas do Estado, além dos Juizados Especiais, participarão dessa edição do evento.