Três Lagoas terá 200 câmeras de monitoramento distribuídas na cidade a partir dos próximos meses. Segundo o secretário de Administração, Gilmar Tabone, a prefeitura está em processo de contratação de empresa para ampliar o sistema de monitoramento em Três Lagoas.
A aquisição dos equipamentos é uma das apostas da administração municipal para enfrentar atos de vandalismos, entre outros crimes e garantir mais segurança aos cidadãos.
Atualmente, a cidade conta com 36 câmeras instaladas em pontos estratégicos de Três Lagoas para contribuir com a segurança pública e ajudar na redução da criminalidade. Os equipamentos foram instalados em junho de 2015. O investimento foi de R$ 1,2 milhão, por conta de convênio firmado entre o município e a Petrobras, e faz parte das ações mitigadoras pela à instalação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados.
Entretanto, segundo o secretário de Administração, as câmeras apresentam muitos defeitos considerando-se ultrapassadas diante das novas tecnologias. Por esse motivo, a prefeitura vai contratar uma empresa para a instalação de um sistema mais moderno. Algumas, inclusive, terão reconhecimento facial e conseguirão identificar também placas de veículos.
Um dos motivos para o investimento neste setor, deve-se a quantidade de atos de vandalismo registrados em bens públicos, como parquinhos, praças, prédios públicos, entre outros. Por mês, a prefeitura gasta, em média, R$ 40 mil para manutenção e reparo nos locais danificados. Tabone diz que o custo é elevado para manter vigilantes em todos os locais.
O delegado regional de Polícia Civil de Três Lagoas, Ailton Pereira, tem acompanhado o projeto da prefeitura de como será elaborado o novo sistema de monitoramento e garante que será de grande valia para a população e também para os profissionais da segurança pública que terão mais informações sobre pessoas que praticam delitos no perímetro urbano.