Sessenta novos policiais militares deverão reforçar o quadro da PM em Três Lagoas até o final de 2014. A formação de novos soldados faz parte do concurso público anunciado pelo governo do Estado na segunda quinzena de junho e cujo edital foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial, pelas secretarias Estado de Administração (SED) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Três Lagoas
Três Lagoas terá 60 novos policiais militares
Número de vagas por município foi publicado ontem, no Diário Oficial do Estado
Conforme o edital, Três Lagoas foi uma das cidades não fronteiriças com maior número de vagas abertas. Ao todo, o concurso público prevê inclusão de mais 500 soldados no quadro da Polícia Militar. Desses, a maioria será para atender os municípios de fronteira, medida que faz parte da ação de combate ao tráfico internacional de drogas e armas desencadeada pelos governos estadual e federal. Porém, o número de policiais previstos para o município equivale ao dobro das vagas destinadas Campo Grande, 30, sendo 24 delas para homens e seis para mulheres.
Já para o 2º Batalhão da PM, das 60 vagas abertas, 48 são para homens e 12, para mulheres. Além de Três Lagoas, outra cidade do Bolsão com grande número de vagas foi Paranaíba, onde foram abertas 40 (38 masculinas e oito femininas). O volume, entretanto, tem motivo. Os dois municípios eram os que apresentavam grande déficit de policiais e, no caso de Três Lagoas, ainda existe a preocupação com o crescimento populacional acelerado.
Atualmente, 2º Batalhão da PM possui efetivo de aproximadamente 170 policiais militares para atender Três Lagoas e parte do Bolsão. Apenas no ano passado, a corporação perdeu 40 policiais, a maioria deles por conta de aposentadorias por tempo de serviço.
REFORÇO
Segundo o comandante do 2º BPM, tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, o número de vagas destinadas a corporação será de grande valia para garantir uma melhor ação da PM no município. “Esses novos policiais irão ajudar sobremaneira a segurança pública em Três Lagoas. O município teve esse número de vagas, um dos maiores em todo o Estado, por ser um tido como estratégico pelo governo do Estado, embora não faça parte da fronteira”, declarou.
Conforme o edital, as inscrições para o concurso público estarão abertas a partir de hoje e seguem até o dia 10 de setembro, exclusivamente pela internet, pelo endereço eletrônico (www.concurso.ms.gov.br), através do Formulário de Inscrição “on-line”. A previsão, informouMonari, é que as provas sejam realizadas já no início de outubro e o curso de formação, iniciado ainda neste ano.
Caso se concretize, até o final do ano que vem, os novos soldados poderão estar nas ruas. No entanto, o impacto na segurança poderá vir com antecedência. O comandante da PM informou que ainda não sabe se o curso de formação, assim como ocorreu no último concurso (de 2008), também será realizado em Três Lagoas. Se for, assim que ingressarem, os alunos poderão ajudar a aumentar o efetivo. “Se o curso for aqui, esses alunos poderão assumir trabalhos internos do Batalhão, como guarda e outros serviços, enquanto que os mais antigos são colocados nas ruas. O impacto nas ruas é imediato”, disse.
Pelo concurso de 2008, mais de 50 novos policiais ingressaram no quadro da PM de Três Lagoas. Desses, alguns foram desligados no período de formação ou, logo após, por problemas burocráticos. Entretanto, poucos por transferências. “A regionalização do concurso nos ajudou muito a manter o policial na cidade. Agora, depois de formados, eles permanecem na cidade”, destacou o comandante.
Ao todo, o concurso prevê a inclusão de 524 novos soldados no quadro da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Desse total, 419 vagas são para o sexo masculino e 105 para o feminino. Além da PM, também estão abertas as inscrições para o preenchimento de 150 vagas para o Bombeiro Militar do Estado. Porém, ao menos pelo edital, não estão previstas vagas para Três Lagoas.