Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas terá campanha de vacinação antirrábica até junho

Após 20 anos, MS registra morte de paciente com raiva, corumbaense faleceu ontem em Campo Grande

Vacinação antirrábica será antecipada no município - Elias Dias/JP
Vacinação antirrábica será antecipada no município - Elias Dias/JP

A previsão é que as doses da vacina contra raiva sejam enviadas pelo Ministério da Saúde para Três Lagoas no final deste mês, ou início de junho, de acordo com informações do Centro de Controle de Zoonoses do município.

Todas as doses disponíveis foram enviadas para as cidades de Corumbá e Ladário, onde surgiram os primeiros casos da doença no estado. Assim que for finalizado o bloqueio nos dois municípios, às vacinas serão distribuídas no estado.

No município, normalmente a vacinação acontece nos meses de agostou ou outubro, sempre no segundo semestre. Porém, com os casos que surgiram, a imunização será antecipada.

Segundo o coordenador Centro de Zoonoses, Christovam Tabox Bazan, assim que a vacina chegar ao município começará a campanha de vacinação. “Assim que recebermos, as doses vamos divulgar e explicar como será feita a campanha. No momento, aguardamos o Ministério da Saúde”.

Conforme o último Censo Canino realizado em Três Lagoas, há quase dois anos, Três Lagoas possui em torno de 20 mil cães e cerca de seis mil gatos.

MORTE

Após 20 anos, Mato Grosso do Sul registra a primeira morte por raiva, o último foi em 1994. Um homem de 38 anos diagnosticado com raiva humana morreu ontem no HU (Hospital Universitário), em Campo Grande. A equipe que atendeu o paciente afirma que esse era um desfecho esperado dada a gravidade do quadro clínico. A vítima foi mordida por um cão infectado em Corumbá, e só procurou ajuda 60 dias após o contato com o animal.

O paciente chegou ao HU consciente e com dificuldades respiratórias. Quatro horas depois de dar entrada, precisou ser entubado. A morte cerebral já tinha sido constatada. Às 7h de ontem, o paciente teve uma parada cardíaca.