Quatro empresas já encaminharam protocolo de intenção para se instalarem em Três Lagoas no próximo ano. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra. Uma das empresas interessadas em se instalar em Três Lagoas é do ramo de embalagens e prevê gerar 200 empregos diretos. A segunda, do setor metalúrgico também prevê gerar 200 empregos e a terceira de produtos de material esportivo, com a abertura de 40 postos de trabalho.
Três Lagoas
Três Lagoas terá mais quatro novas indústrias em 2014
A quarta indústria que deve se instalar em Três Lagoas
A quarta indústria que deve se instalar em Três Lagoas, já chegou a anunciar o projeto de implantação de uma fábrica de máquinas e equipamentos da Linha Amarela no município. Esta indústria deve ser instalada através de parceria entre a Rede Brasil Máquinas e a empresa chinesa Lonking, que pretendem produzir equipamentos da Linha Amarela, que envolve o setor da construção civil, como escavadeiras, carregadeiras, retroescavadeiras, compressores, gruas, guindastes e plataformas aéreas.
O projeto prevê investimento de R$ 200 milhões e a geração de 1,5 mil empregos diretos e indiretos. De acordo com o secretário, é certo que 90% dessa indústria deve se instalar em Três Lagoas. A Prefeitura já reservou, inclusive, uma área no Distrito Industrial para a instalação dessa empresa. “Só está faltando algumas tratativas com o governo do Estado para bater o martelo na instalação dessa indústria”, destacou.
O secretário preferiu não divulgar o nome das três primeiras empresas, já que os projetos de doação de área ainda não foram encaminhados para apreciação da Câmara de Vereadores. Além dessas, Dutra lembrou ainda que, em 2014, está previsto o início da operação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras. “Com a entrada em operação da fábrica de fertilizantes, muitas outrasindústrias de menor porte deverão ser instaladas no município. Então, para 2014, existe a grande expectativa de que muitas outras indústrias manifestem intenção de se instalar no município”, comentou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, 2013 foi um ano que não houve procura muito grande por parte dos empresários para se instalarem em Três Lagoas. Entretanto, para 2014, Dutra entende que a procura deverá ser maior em razão da entrada em operação da fábrica de fertilizantes, assim como para as de outros setores de diversas atividades.
O secretário informou que, atualmente, o município conta com 54 indústrias instaladas, as quais geram 13 mil empregos. Ele disse que o município dispõe de leis de concessão de incentivos fiscais para atrair indústrias. O governador do Estado,André Puccinelli, nessa semana, assinou termo aditivo que prorroga por mais 90 dias, ou seja, até 31 de março de 2014, o prazo para as indústrias que planejam se instalar em Mato Grosso do Sul aderirem ao programa de incentivos fiscais relativos ao ICMS concedidos pelo governo estadual até 31 de dezembro de 2028.
A secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina, destacou que, 2013 fecha com um saldo bastante positivo na atração de indústrias para o Estado, e que Mato Grosso do Sul tem recebido empresas de diferentes setores da atividade industrial.