Três Lagoas está prestes a contar com um novo serviço de transporte público coletivo com ônibus equipados com ar-condicionado. A Viação Cidade Corumbá Ltda, venceu a licitação, com um contrato de R$ 78, 2 milhões por 15 anos para operar o serviço de transporte público em Três Lagoas. O resultado da licitação foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (28).
A empresa já havia vencido a licitação aberta no ano passado. No entanto, devido a questionamentos judiciais, a empresa ainda não assumiu a operação.
O secretário de Governo da Prefeitura, André Ribeiro Bacalá, esclareceu que a licitação foi questionada por uma das empresas concorrentes, que obteve uma liminar determinando a reavaliação de sua proposta. Ao final do processo, a Viação Cidade Corumbá foi novamente declarada vencedora. Recentemente, um recurso administrativo foi negado, e agora a prefeitura aguarda apenas a assinatura do contrato, prevista para os próximos dia.
Segundo Bacalá, a nova frota já está chegando à cidade, tornando Três Lagoas o único município do Mato Grosso do Sul a contar com ônibus totalmente climatizados. “Estamos confiantes de que, dentro dos próximos dias, a população possa contar com um transporte público de qualidade, mais moderno e eficiente”, afirmou.
Até que o novo serviço seja implantado, a prefeitura firmou um aditivo contratual com a atual operadora do transporte público para garantir que a população não fique sem atendimento. O prefeito Cassiano Maia (PSDB) deve apresentar os novos ônibus assim que o contrato for assinado.
O transporte público em Três Lagoas sempre foi alvo de reclamações de passageiros, principalmente pela falta de informações sobre horários dos ônibus, ausência de pontos cobertos e tempo excessivo de espera entre as linhas. Por outro lado, as empresas que anteriormente operavam o serviço, bem como a atual, justificam baixa demanda, alegando que a população de Três Lagoas não tem o hábito de utilizar o transporte coletivo.
Com a nova concessão, a expectativa é de melhorias significativas, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários. “Pedimos paciência à população. Esse processo burocrático faz parte da administração pública, mas estamos comprometidos em garantir um serviço de qualidade para todos”, ressaltou Bacalá.