O Departamento Municipal de Trânsito de Três Lagoas está elaborando o plano cicloviário da cidade, que visa integrar os bairros. A intenção, segundo o diretor do departamento, Flávio Thomé, é expandir o número de ciclovias na cidade. “As ciclovias precisam ter continuidade. Estamos fazendo o estudo para ver em quais vias é possível implantar a ciclovia”, disse Thomé.
Nos últimos anos houve um aumento de ciclovias e ciclofaixas na cidade, mas o número ainda é reduzido se levar em consideração o tamanho territorial da cidade. Além de garantir segurança aos ciclistas, as ciclovias podem contribuir para o incentivo do uso da bicicleta, não só para a prática de atividade física, mas como meio de transporte para os afazeres diários.
Em relação a ciclofaixa na avenida Ranulplho Marques Leal, trecho urbano da BR-262, Flávio disse que a manutenção é de responsabilidade do governo federal. A ciclofaixa nesta via está em péssimas condições de trafegabilidade. No projeto de revitalização da BR-262 está previsto melhorias no trecho urbano da rodovia.
Além do plano cicloviário, a prefeitura está elaborando também um plano de calçadas e arborização.