Veículos de Comunicação

Esportes

Três-lagoense assume cargo de "olheiro" do Guarani do Paraguai

Parceria vai possibilitar o intercâmbio de jogadores brasileiros para o time paraguaio

Tiago Paulista com o diretor do Clube Carlos Franco e Juan Carlos presidente das categorias de base e vice-presidente do Profissional - Divulgação
Tiago Paulista com o diretor do Clube Carlos Franco e Juan Carlos presidente das categorias de base e vice-presidente do Profissional - Divulgação

O três-lagoense Tiago Paulista foi oficializado como observador técnico do Guarani do Paraguai. O ex-atleta será olheiro e representante do time do país vizinho, no Brasil.

Tiago é diretor do projeto social Centro de Treinamento Avançado de Futebol “Orestes Prata Tibery” (CTAF-OT), de Três Lagoas. Na semana passada, ele esteve em Assunção, acompanhando alguns alunos do projeto, que passaram por avaliação, e acertou a nova função, que será desenvolvida, juntamente com o trabalho voluntário que exerce junto ao CTAF/OT.

De acordo com Tiago, a parceria visa à captação de talentos do futebol para as categorias de base e criar oportunidades para os jovens atletas três-lagoenses, que deverão ser apoiados pelo clube paraguaio, recebendo visitas dos treinadores para avaliação, e os possíveis selecionados poderão conhecer outra cultura. “O clube tem grande foco de formação e prioriza muito mais a experiência que seus atletas de base têm do que o resultado em si”, afirmou Tiago.

Outro ponto destacado por Tiago são as competições de alto nível, em vários países que o time vêm disputando, como a Copa Aegol, na Holanda, onde a equipe paraguaia derrotou o Arsenal da Inglaterra, e terminou a competição em quarto lugar, perdendo para o time local do Ajax, na semifinal.

“Os paraguaios estão se profissionalizando cada dia mais. O sub-17 do Guarani também é destaque internacionalmente. A equipe acabou de fazer ótima participação na Taça BH, onde venceu o Palmeiras e foi o único clube estrangeiro classificado, conquistando vaga para o torneio em Valência, na Espanha. As categorias de base, disputaram as Copa Sul Americana em São Paulo e Goiás e, recentemente, em Venceslau (SP), foi campeã sub-12”, ressaltou o observador.

GUARANI- PAR

O time paraguaio, até então desconhecido dos brasileiros, ganhou repercussão nacional este ano por eliminar o Corinthians nas oitavas de final da Libertadores 2015.

Atual vice-campeão nacional, o time está entre os quatro melhores da América do Sul.