Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três-lagoense com curso superior tem dificuldade de ingressar no setor industrial

O Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador de Três Lagoas (Ciat) afirma que, um dos maiores problemas existentes hoje, é a falta de contrapartida das empresas que não disponibilizam ao órgão, vagas em nível superior, uma vez que há oferta de trabalhoexiste mão de obra para ocupar as possíveis vagas que surgissem.

Para a gerente do Ciat, Fátima Montanha, a maioria das empresas que se instalam em Três Lagoas acaba vindo com a equipe de profissionais em nível superior já contratada da sua cidade de origem.“É real a carência de vagas para profissionais formados em nível superior que buscam colocação no mercado de trabalho. Até mantemos uma lista extensa de cadastro com dados de trabalhadores em busca de emprego nesta categoria, como nas áreas de nutricionismo, farmácia, psicologia, engenharia mecânica, engenharia elétrica, contabilidade (setor administrativo), bacharel em direito, entre outras áreas”, afirma Fátima, que destaca a questão de muitos destes trabalhadores manterem currículo exemplar. 

A gerente do Centro Integrado revela que, inclusive, há um currículo que chegou recentemente ao Ciat, de um bacharel em direito, que tem qualificação extremamente interessante para qualquer empresa, inclusive o profissional tem noções básicas de informática, língua inglesa básica, participou de diversos seminários em semanas acadêmicas, curso de cálculo trabalhista, mas é deficiente visual total.

“Não é a cegueira que o impede de trabalhar e nem devo dizer que o preconceito, mas sim porque, geralmente, as empresas preferem contratar advogados e outros profissionais em nível superior, por conhecê-los”, avalia.

Outro currículo de expressão e com curso superior completo, citado por Fátima, é de um profissional em pedagogia. “Trata-se de um pedagogo bom, mas não existe vaga em empresa para encaixá-lo”, menciona ela.

VAGAS 
Fátima Montanha informa que no Ciat de Três Lagoas estão abertas aproximadamente 180 vagas em diversas funções, porém nenhuma em nível superior.

Grande parte das ofertas de empregos, de acordo com Fátima, são para os níveis básico e médio, direcionadas amontador eletricista, técnico em eletrônica,cabista (cabo eletricidade), motorista de ônibus, auxiliar de limpeza, serviços gerais, ajudante de obras, ajudante de reflorestamento, dentre outros.

DEFICIENTES
A gerente do Centro Integrado faz um alerta quanto as vagas para deficientes. “Temos disponibilidade de cinco vagas para deficientes que desejam trabalhar na área de serviços gerais, basta procurar o Ciat para verificar se o tipo de deficiência que tem, se enquadra com o tipo de trabalho e, caso haja interesse, é só tomar conhecimento da função”, explica Fátima.

O Ciat está situado à avenida Eloy Chaves, nº 1518. O telefone para informações é o (67) 3929-1933.