O judoca três-lagoense Nathan Relíquias de Freitas conquistou, ontem, medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que está sendo realizado em Buenos Aires, capital da Argentina.
O jovem, de apenas 16 anos, contribuiu para que o Brasil conquistasse suas primeiras medalhas nesta edição da competição. No judô, cinco dos oito atletas da equipe foram premiados, sendo três com medalha de ouro e duas pratas.
O professor Ovídio Duarte é responsável pelos treinos de Nathan há mais de oito anos e disse não ter ficado surpreso com o bom desempenho do atleta. “Eu já sabia que ele vinha forte para esta competição, nos treinos ele se mostrou empenhado em lutar por esta medalha. Acredito até, que ele só não foi campeão por pequenos detalhes técnicos que em breve vamos aprimorar” disse Duarte.
Com a volta do atleta, que ainda está na argentina, o professor afirmou que pretende melhorar a parte física. “Ele é muito jovem ainda, tem apenas 16 anos e já compete entre atletas mais velhos. Portanto, precisamos trabalhar um pouco mais a parte física para deixá-lo no nível dos principais atletas do mundo, afinal ele já provou que tem capacidade e talento pra isso” comentou Duarte.
Nathan, apesar de jovem possui um currículo de dar inveja em muitos profissionais. Com apenas 16 anos, ele já foi penta campeão brasileiro juvenil, penta escolar e tetra na categoria adulto. O atleta três-lagoense é deficiente visual e perdeu perdeu a visão quando ainda tinha sete anos e no judô encontrou uma maneira de vencer seus desafios e buscar a superação.
O Parapan de Jovens teve sua cerimônia de abertura na tarde da última terça-feira e reunirá até sábado, 600 atletas de até 21 anos, representando 17 países na capital argentina. O Brasil conta com 136 representantes de 18 Estados, além do Distrito Federal.
Desclassificação na Bocha
Outro atleta de Três Lagoas que também está na Argentina é André Luis Barroso Filho. O jovem começou bem na competição e venceu um argentino, porém na tarde de ontem perdeu nas oitavas de final para um representante do México e foi desclassificado. André aguarda agora a definição dos jogadores que irão representar o Brasil na bocha em equipe. De acordo com seu técnico, Roney Ferreira de Araújo, André é um dos melhores atletas da equipe e tem grandes chances de ser convocado.
Ele jogou contra um representante da Argentina. Ontem, André disputou com um mexicano e perdeu nas quartas de final. Ele ainda tem mais uma chance para disputar no certame.