A três-lagoense Flávia SirahataHasegava, 13, irá representar o estado de Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares da Juventude, etapa 12 a 14 anos, em Natal (RN), entre os dias 5 a 14 de setembro. Ela é atleta da modalidade xadrez. E conquistou a vaga para participar da fase nacional, após ser a primeira colocada na fase estadual, ou melhor, nosJogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS), realizado no final do mês passado, em Dourados.
Três Lagoas
Três-lagoense representa MS em campeonato de xadrez
Os jogos serão realizados em Natal (RN), entre os dia 5 a 14 de setembro
Nas provas dos Jogos Escolares da Juventude, a Flávia, segundo a técnica, terá 61 minutos por disputa para vencer suas adversárias. Entretanto, a tabela com o nome das adversárias ainda não foi divulgado. “Acredito que os sorteios entre as duplas será um ou dias antes de começar o campeonato”, falou Cirillo.
A atleta, segundo a técnica Maria Aparecida Cirillo, é bicampeã estadual na modalidade e tem grandes chances de trazer a medalha de ouro para Três Lagoas. “Flávia é uma atleta excepcional ela tem boa concentração, atenção, facilidade com cálculo, além de gostar de jogar xadrez. Na verdade, ela tem tudo que o tabuleiro exige de um competidor”, frisou.
Conforme Cirillo, para trazer este ouro para a Cidade das Águas à atleta está treinando muito. São cerca de três horas diariamente. “Ela é inteligente e tem talento para o xadrez”, disse. Ainda, segundo a técnica, outro ponto positivo da Flávia é que além dela estar bem preparada tecnicamente, ela também tem o psicológico equilibrado. “Ela nunca chorou por perder uma prova. Isso é fator importante para um competidor de xadrez”, ressaltou a técnica.
Segundo Flávia, ele compete desde os seis anos. O incentivo veio da família e dos professores da Funlec, onde ela estuda. De lá pra cá já conquistou mais de 100 medalhas. Porém, faturar o topo do pódio Jogos Escolares da Juventude ela ainda não conseguiu. Participou destes jogos pela primeira vez, em 2012, e ficou em quinto lugar. Mas, para este ano os treinos foram intensificados. Ela faz aula online com o mestre Nery Júnior, e aqui em Três Lagoas treina também com o professor Valdeci Rezende. “Intensifiquei meu horário de treino porque estou focada em trazer a medalha de ouro para Três Lagoas”, pontuou.
DADOS
De acordo com o site oficial dos Jogos Escolares da Juventude, cerca de 6.000 pessoas, entre atletas e organizadores, se preparam para participar desta grande festa do esporte que acontecerá em Natal.Neste ano, a delegação de Mato Grosso do Sul será composta por 114 são atletas, destes, 71 deles pertencem às escolas da rede municipal e estadual de ensino. Os alunos representarão MS em modalidades individuais como atletismo, judô, natação, xadrez e tênis de mesa, além das coletivas: basquete, vôlei e futsal.