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Três Lagoas

Trilhos vêm da Turquia para o contorno ferroviário

Obras do contorno ferroviário estão paradas desde abril do ano passado por falta desses materiais

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Os trilhos para a conclusão da obra do contorno ferroviário de Três Lagoas, procedentes da Turquia, já foram adquiridos e descarregados no porto de São Francisco do Sul/SC. Segundo a assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na próxima segunda-feira um engenheiro do órgão irá inspecioná-los para liberar a entrega. Os demais materiais (fixações, parafusos, talas) já foram entregues e, logo após a chegada dos trilhos, a obra será retomada.

Segundo o Dnit, não há uma data certa, mas a expectativa é de que a entrega dos trilhos, em Três Lagoas, ocorra até o final da próxima semana. As obras do contorno ferroviário estão paradas desde abril do ano passado por falta desses materiais. O atraso na obra ocorreu porque o Dnit não havia aberto a licitação para a compra dos trilhos antes de autorizar o início do empreendimento.


As autoridades do Estado tentaram, interceder para que fosse cedido os trilhos que seriam utilizados em uma obra na cidade de Joinville-SC para o contorno ferroviário de Três Lagoas, uma vez que os serviços naquele município levariam mais tempo para utilizá-los. Mas, Procuradoria Federal Especializada do Dnit não deu parecer favorável á consulta feita e negou a transferência alegando questões de ordem jurídica. 


No início de maio, governador André Puccinelli, juntamente com o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Edson Giroto, o deputado estadual Eduardo Rocha e o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Fraxe, foram recebidos em Brasília pelo ministro dos Transportes, César Borges, quando solicitaram empenho do governo Federal para a aquisição do material.


OBRA
A construção do contorno ferroviário começou em 2010, e a previsão inicial era que ficasse pronta em novembro de 2011. Depois, o prazo foi prorrogado para abril do ano passado, o que não aconteceu devido à falta de trilhos para concluir o contorno ferroviário. Grande parte da obra está executada, entretanto, em razão do tempo em que está paralisada alguns serviços terão que ser refeitos. Folhas de zinco do barracão do novo pátio de manobras foram furtadas. O mesmo ocorreu em relação ao aterro, onde considerável volume de terra foi retirado sem qualquer conhecimento dos responsáveis pela execução da obra.


Enquanto as obras no contorno ferroviário não são concluídas, a população continua convivendo com os transtornos provocados pelas manobras diárias dos trens nas passagens de nível em Três Lagoas. O fluxo do sistema viário da cidade vive, hoje,  em horários de pique ou manobra de trens congestionado.