Por recomendação do Ministério Público Federal (MPF) no Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) se comprometeu a divulgar, no Diário Oficial da União, detalhes sobre avaliações de candidatos dos próximos concursos para professor. A divulgação, informou o MPF, visa tornar mais transparentes e públicos os critérios adotados nas avaliações individuais, “conforme determina a lei”.
Em nota, o Ministério Público Federal informou que, em processos seletivos anteriores, a UFMS não disponibilizava o resultado das provas em veículo oficial – as notas eram apenas afixadas na porta das salas, após a apuração do resultado final. A medida, alegou a promotoria, prejudicava os candidatos de outras localidades. “Sem a divulgação no Diário Oficial, os candidatos residentes em outras localidades eram impedidos de ter acesso à avaliação individual e, consequentemente, de contestar e interpor recursos no prazo fixado em edital”, completou o MPF.
Em resposta ao questionamento, a universidade afirmou que adotará procedimentos de divulgação do quadro analítico de notas em cada etapa do concurso em veículo oficial nos próximos certames.