Veículos de Comunicação

Protesto

UFMS diz que ocupação de estudantes não afetará provas do Enem

Em Três Lagoas, campus II da Universidade Federal foi ocupado nesta quarta-feira

Alunos fecharam entrada do portão do campus 2 com pedaços de pau - Valdecir Cremon/JPNews
Alunos fecharam entrada do portão do campus 2 com pedaços de pau - Valdecir Cremon/JPNews

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) informou que a ocupação dos estudantes no campus II em Três Lagoas não afetará nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas neste sábado e domingo (5 e 6).

De acordo com a universidade, as provas serão aplicadas apenas no campus I, localizado no bairro Colinos e não no II onde alguns alunos ocuparam desde quarta-feira (2). Em Três Lagoas, a ocupação conta com um grupo de apenas 20 alunos. O estudante do Curso de Direito, Romeu Brandão criticou a ocupação e disse que essa manifestação não é legítima da maneira que estão fazendo.

Já em Paranaíba, onde a UEMS está invadida desde o dia 28 de outubro, não serão aplicadas as provas do Enem neste final de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas foram adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro, assim como nas demais instituições ocupadas.

De acordo com o movimento, a ocupação é uma forma de protesto contra a Medida Provisória 746 de Reforma do Ensino Médio e contra a PEC 241, agora PEC 55, em tramitação no Senado, que congela por 20 anos os investimentos em saúde e educação, entre outros gastos sociais.

O movimento de Três Lagoas conta com o apoio de alguns professores da universidade e lideranças sindicais.