Veículos de Comunicação

Três Lagoas

UFMS elabora projeto da Faculdade de Medicina

Previsão é de que as obras iniciem-se apenas em julho do ano que

RCN Notícias, da Rádio Cultura FM -
RCN Notícias, da Rádio Cultura FM -

As obras de construção da Faculdade de Medicina em Três Lagoas devem ser iniciadas em julho do próximo ano. Segundo o diretor do Campus da Universidade Federal de Três Lagoas, José Menoni, o projeto de edificação do prédio está em fase de execução e será elaborado por um arquiteto da própria instituição. “Ele já tem experiência, e elaborou projetos para outros cursos”, disse o diretor que participou, na manhã de ontem, do programa RCN Notícias, da Rádio Cultura FM (106,5 Mhz).

Apesar das obras para a construção do prédio começarem apenas no meio do ano que vem, Menoni disse que o início do curso está garantido para 2014, entretanto, as inscrições serão realizadas no ano que vem. As vagas serão definidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Para os dois primeiros anos, não haverá a necessidade de o prédio estar pronto, pois nos dois primeiros anos as aulas podem acontecer no Campus atual, que já dispõe de salas e laboratórios. Agora, a partir do terceiro ano haverá a necessidade, mas até lá temos certeza que o prédio já estará pronto”, frisou.

Menoni falou também que poderia ser feito um convênio com o Hospital Auxiliadora, assim como já ocorre em relação ao curso de enfermagem. “Não vejo problema caso haja essa necessidade, mas vamos ter o hospital-escola, pois o recurso já está garantido”, frisou. A Faculdade de Medicina irá precisar de 60 docentes. O terreno para a construção da faculdade e do hospital-escola já está definida e ficará em frente ao Campus II da UFMS.

Além da Faculdade de Medicina, Menoni está bem otimista em relação a melhorias para o próximo ano. Ele informou que até o final deste ano serão entregues as obras de construção do pórtico de entrada do Campus II da UFMS. “As obras estão bem adiantadas, e até o final deste ano será entregue, ressaltando que fizemos o projeto pensando nas adequações que o Dnit irá executar na rodovia. Agora, o local terá cara de universidade”, destacou.

Ainda de acordo com o diretor, outras obras estão em andamento no Campus II da UFMS, como a construção de um anfiteatro que terá capacidade para 500 lugares, além dos novos complexos de salas de aulas e da nova biblioteca, entre outras. Menoni disse que já era para ter iniciado também a construção do restaurante universitário, contudo, houve um problema com a empresa responsável pela execução do projeto, mas que já está em fase de solução. Ele acredita que, para o próximo ano, esse empreendimento seja uma realidade no campus.