A Semana de Desenvolvimento Profissional será realizada entre os dias 15 e 19 de agosto, e toda a comunidade universitária poderá ter acesso, gratuitamente, a uma extensa programação, que também será transmitida pelo canal da TV UFMS.
A Comunicação Científica será o tema das palestras promovidas pela Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS. Os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre o software de verificação de originalidade e prevenção de plágio, com a palestra “Crie seu melhor trabalho acadêmico com originalidade, utilizando os recursos da Turnitin”, que será ministrada no dia 16 de agosto, às 15h, pelo executivo de contas da Turnitin América Latina, Cesar Barretto, e pelo consultor de Serviços Profissionais e Educacionais, Turnitin América Latina, Rafael Carpanez.
“Será é uma oportunidade para aprender como melhorar a produção escrita com originalidade, pensamento crítico, criatividade e inovação ao analisar o conteúdo em Relatórios de Similaridade, aspectos formais e o uso da Integridade Acadêmica para aprimorar a qualidade de trabalhos acadêmicos”, relata o consultor.
O Turnitin Originality é um software que aponta para as semelhanças entre documentos existentes na base do sistema e páginas da internet. A ferramenta é utilizada pela Editora UFMS desde 2021, para a verificação dos livros selecionados pelos editais de apoio à publicação.
Na quarta-feira, 17 de agosto, a partir das 10h, a comunicadora, com experiência em comunicação científica e Bolsista do Programa Chevening do Reino Unid, Iasmim Amiden, falará sobre “Comunicação Científica e a formação no exterior – Um relato pessoal sobre a trajetória profissional de uma egressa do curso de Jornalismo“.
A comunicadora relata que espaços de troca como estes, são importantes para o desenvolvimento que combina o acadêmico e o profissional. “A minha expectativa é poder compartilhar a minha experiência após a graduação em Jornalismo e alguns dos projetos que eu realizei na Comunicação Científica e Ambiental. Além disso, a experiência de poder fazer um mestrado no exterior e estabelecer esta troca de conhecimento entre diferentes países também”.