A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tornou-se público na última sexta-feira, o Projeto Pedagógico do curso de medicina que terá início em Três Lagoas no segundo semestre do ano que vem. O Projeto Pedagógico visa atender aoproposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina, objetivando ainda,formar um profissional integrado às necessidades e anseios da população.
De acordo com o projeto pedagógico, o curso de medicina, na modalidade graduação e ensino presencial em período integral, terá 60 vagas disponíveis por ano. O curso terá, no mínimo, 12 e, no máximo, 18semestres. O meio de ingresso na faculdade de medicina será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O curso de Medicina da UFMS pretende formar profissionais que façam diagnósticos e tratemmoléstias cientes do impacto social e emocional da doença no indivíduo e em sua família. Que tenham clarezasobre as medidas de prevenção de doenças e manutenção e promoção da saúde.
De acordo com o projeto pedagógico, aimplantação do curso de medicina no campus de Três Lagoas se justifica firmemente, uma vez que há demanda não atendida por profissionais altamente qualificados. Justifica-se também porque existe em Três Lagoas e nas cidades do entorno várias instituições de saúde que poderão absorver médicos que concluirão o curso de medicina. Além do mais, estas instituições estão aptas a oferecer estágios, quer em nível hospitalar, ambulatorial ousaúde coletiva, além de serem demandantes potenciais de atividades de extensão.
Ainda segundo o projeto, não existe nenhum obstáculo para a contratação de docentes, pois na região há profissionais especialistas, commestrados e doutorados (incluindo enfermeiros) aptos a lecionar em instituição de educação superior dentro dagrade curricular de graduação do curso.
O município de acordo com a sistematização de atendimento médico do Estado de Mato Grosso do Sul, épolo de referência de toda região Leste e não conta com nenhuma estrutura de formação e capacitação de profissionais médicos. Ainda se justifica, pois há um grande acesso aos serviços de pessoas de outros municípios da região que buscam não só asespecialidades, como também, atenção primária.
A existência do curso de medicina público contribuirá também para o desenvolvimento de projetos de pesquisa eextensão junto à comunidade, fornecendo, inclusive, logística acadêmica para especialização e aperfeiçoamentodos profissionais existentes. E, repercutirá diretamente nos serviços de saúde prestados, ainda mais se considerando a construção de um Hospital Público de 100 leitos iniciais. Futuramente,o Hospital Universitário deverá oferecer vagas paraResidência Médica e multiprofissional.Frente a essas considerações, confirma-se a importância do projeto da oferta de curso de graduaçãopública direcionados à área de saúde, especificamente, de Medicina.
Um coordenador será destacado para acompanhar o desenrolar do curso de graduação em Medicina de Três Lagoas. Para a elaboração do projeto pedagógico foi criada uma comissão, que foi constituída após ampladiscussão com toda a comunidade acadêmica, sendo que o acompanhamento do Projeto Pedagógico será da competência do Colegiado de Curso e do NúcleoDocente Estruturante, que contará com a participação de professores, discentes e técnico-administrativos, envolvidos com ocurso, que deverão fazer reuniões periódicas para o aprimoramento permanente do projeto.
PRÉDIO
A construção do prédio da Faculdade de Medicina está prevista para iniciar ainda esse ano. O prédio será edificado em terreno que fica ao lado do Restaurante Universitário e do Anfiteatro, que estão em construção na área da unidade II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A empreiteira Engelec Engenharia Civil e Construções, de Campo Grande, foi a vencedora da licitação para construir o prédio da Faculdade, no valor de R$ 5.592.977,10. A empresa terá 12 meses para concluir a obra, a partir da assinatura da ordem de serviço, prevista para acontecer na primeira quinzena de dezembro.
(Tabela)
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
CURSO: Medicina.
MODALIDADE DO CURSO (TIPO DE CURSO): graduação.
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial.
REGIME DE MATRÍCULA: Sistema Semestral de Matrícula por Disciplina.
TEMPO DE DURAÇÃO:
– mínimo UFMS: 12 semestres
– máximo UFMS: 18 semestres
NÚMERO DE VAGAS- 60 vagas anuais
MEIO DE INGRESSO: Sistema de SeleçãoUnificada – SISu
TURNO DE FUNCIONAMENTO: período integral (IN).