Veículos de Comunicação

Segurança

Unei passa por reforma para evitar novas fugas

Superintendente estadual das Uneis diz que prédio que custou R$ 7 milhões poderá ser usado a partir do primeiro semestre deste ano

 - Cláudio Júnior/TVC
- Cláudio Júnior/TVC

Após fugas consecutivas de adolescentes, a Unidade Educacional de Internação (Unei) Tia Aurora, em Três Lagoas, passa por reforma para tentar evitar novas ocorrências. Uma delas foi na primeira semana de janeiro. Seis internos agrediram funcionários da unidade e fugiram. Outros dois também escaparam no dia 31 de dezembro de 2015

As adequações visam melhorar a segurança e a estrutura do local, que é antigo, embora um novo prédio da Unei esteja pronto há um ano. “Estamos realizando alguns reparos, como nas celas, alas, para promover a segurança de todos. Reforçamos as instalações e também contamos com um plantão extraordinário, como suporte dos agentes”, explicou à reportagem a superintendente das Uneis de Mato Grosso do Sul, Carmem Ligia Loureiro Carmelo. 

A unidade tem 22 agentes penitenciários e capacidade para 13 internos. Antes das fugas, abrigava o dobro. 

Lígia admite problemas na unidade atual, mas diz que o novo prédio deverá funcionar no primeiro semestre deste ano. 

“Já estamos na fase final do projeto, que consiste na logística e na parte elétrica, concentrando todos os esforços para garantir em breve o funcionamento da nova Unei”, pontuou. A obra custou aproximadamente R$ 7 milhões e tem capacidade para 70 internos. Serão necessários 40 agentes penitenciários no local. 

A convocação de aprovados em um concurso público realizado em 2014 será discutida dia 29 com representantes da Secretaria Estadual de Administração.

RECAPTURA
Dos oito foragidos em dezembro e janeiro, seis foram recapturados por policiais civis e militares de Três Lagoas e de Campo Grande. O último foi apreendido na quinta-feira, 18, na capital do Estado. O menor tinha praticado um assalto em um bairro da capital quando foi identificado e trazido para Três Lagoas.