Veículos de Comunicação

Três Lagoas

UPA irá funcionar como um mini-hospital

Enfim, Unidade de Pronto Atendimento entra em funcionamento

Upa foi inaugurado ontem e já entrou em funcionamento -
Upa foi inaugurado ontem e já entrou em funcionamento -

Depois de quase três anos fechado, enfim, o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi inaugurado e entrou em funcionamento às 18h, de ontem. A inauguração do prédio, localizada na rua Irmãos Spinelli, nº 1.855, nas proximidades da rua YamagutiKankiti, no bairro Vila Carioca, divisa com o Parque São Carlos,aconteceu na manhã de ontem, e contou com a presença da prefeita Márcia Moura,  do deputado estadual Eduardo Rocha, da secretária de Saúde, Eliane Brilhante, dos funcionários que irão trabalhar no local, entre outros. A obra foi orçada em R$ 1.752.261.60, recursos oriundos do governo federal.

Durante os discursos, as autoridades se emocionaram ao falar sobre o tão esperado funcionamento da UPA, cujo prédio já estava pronto há alguns anos, mas por uma série de fatores estava impossibilitado de entrar em funcionamento. “O dia chegou. Eu me emociono porque foi à primeira obra que eu lancei como prefeita. Uma obra que foi organizada ainda na gestão da ex-prefeita Simone Tebet e, que nós fomos alvo de muitas críticas, mas, enfim, hoje está sendo entregue. Uma obra muito bonita, uma excelente estrutura para atender bem a nossa população”, declarou.
 
 A prefeita agradeceu ao apoio da secretária de Saúde, Eliane Brilhante e de toda a equipe da secretaria que se empenharam ao máximo para organizar o funcionamento da UPA. “Estou feliz porque chegou o dia. Demorou um pouquinho, mas chegou. Nada é por acaso, e as coisas tem que acontecer no tempo certo”, declarou a prefeita.
 
A secretária de Saúde, Eliane Brilhante, também se emocionou ao falar das dificuldades e desafios enfrentados para colocar a UPA para funcionar. Ela agradeceu ao apoio da prefeita, da equipe da Secretaria de Saúde, da vice-governadora Simone Tebet e do deputado estadual Eduardo Rocha por mais essa conquista em prol da cidade.
MÉDICOS
Márcia Moura informou que houve a necessidade da contratação de médicos, já que no concurso realizado para a UPA, não houve o preenchimento do número exigido de profissionais, conforme exigência do Ministério da Saúde, para a unidade entrar em funcionamento.
 
A secretária de Saúde explicou que a grande dificuldade foi para a contratação de médicos pediatras. Apenas três se interessaram e passaram no concurso para trabalhar na UPA, quando a exigência do Ministério da Saúde é de oito profissionais. Por esse motivo, a Prefeitura não deu posse a esses três profissionais e contratou clínicos gerais para trabalhar no local.
 
De acordo com Eliane Brilhante, serão quatro médicos trabalhando por plantão na UPA, sendo três na parte ambulatorial e, um específico na sala de urgência e emergência. “Nós conseguimos o número de clínicos, mas ainda não conseguimos o número exato de pediatras. Então, vamos aguardar a visita do Ministério da Saúde, que deve ocorrer após seis meses de funcionamento da UPA, para fazer uma avaliação para ver se a UPA poderá só funcionar com clínico”, comentou.
 
 
UPA será um "minihospital"
Além de uma excelente estrutura, a secretaria de Saúde destacou que é importante que a UPA funcione bem. “A equipe está toda preparada e a unidade vai funcionar como urgência e emergência, aqui não será feito o atendimento que é oferecido nos postos de saúde e nem nas clínicas. Todos que chegarem aqui serão acolhidos, porém vão passar por uma triagem e receber uma classificação de risco”, explicou.
 
Conforme a secretária, a cor vermelha é quando o paciente chega transportado pela equipe do Samu ou Corpo de Bombeiros, ou até mesmo por terceiros, e já é encaminhado direto para a sala de urgência e emergência. “Daí, tem as demais cores que representam a gravidade do paciente. Então, quero deixar claro a população que aqui não será um atendimento de rotina, vai funcionar como um mini hospital”, explicou.
 
Segundo Eliane Brilhante, a UPA vai contar com aproximadamente 100 funcionários. Na semana passada, a administração municipal deu posse para 44 funcionários que passaram no concurso e, conforme a secretária, mais 31 serão empossados nos próximos dias.A UPA conta com três coordenadores, um responsável pela classe médica, outro pela equipe de enfermagem e um coordenador geral.