Veículos de Comunicação

Imunizante

Vacina contra Covid-19 será incluída no PNI

Imunizante será aplicado anualmente, assim como a vacina contra o vírus da Influenza

Imunizante será aplicado anualmente, assim como a vacina contra o vírus da Influenza - Foto: Agência Brasil
Imunizante será aplicado anualmente, assim como a vacina contra o vírus da Influenza - Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra o vírus da Covid-19 será incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI), a partir de 2024. O imunizante será aplicado anualmente, assim como a vacina contra o vírus da Influenza. Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos e demais grupos de risco serão prioridades na imunização. A decisão parte de uma orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como prevê o Estatuto da Criança e Adolescente, toda a criança matriculada nas escolas públicas ou privadas, precisam estar com a carteira de vacinação atualizada pelas vacinas que compõem o PNI. Ou seja, a partir do ano que vem, será exigida a imunização contra o vírus aos alunos da educação básica.

A pasta também avalia que pessoas adultas e imunocompetentes, ou seja, que não fazem parte dos grupos de maior risco, estão mais protegidas contra a doença, caso tenham completado o esquema vacinal de quatro doses. 

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas revelam que a cobertura vacinal está baixa. Apenas 2,6% da população entre 6 meses e 5 anos estão com o esquema vacinal completo. Entre 5 e 11 anos, este número fica em 5%. Na faixa de 12 a 17 anos, a cobertura está em 0,3%. Na população de 18 a 59 anos, 12,61% completaram o esquema vacinal. O número sobe para 39,9% na faixa etária acima de 60 anos, mas ainda está abaixo da meta de 80%.