A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) atualizou suas recomendações para prevenir a Covid-19 no retorno às aulas presenciais e destacou que a vacinação dos adolescentes deve ser uma das medidas buscadas para aumentar a segurança nas escolas em meio à pandemia. Para os pesquisadores, "não há razão para acreditar que as vacinas não devam ser igualmente protetoras contra a Covid-19 em adolescentes como são em adultos e em conjunto com as medidas de distanciamento e uso de máscaras propiciem um retorno às aulas ainda mais seguro". Para muitos adolescentes e pais, a vacinação dos mais jovens – que já ocorre em Três Lagoas para pessoas com mais de 13 anos – tranquiliza e dá mais segurança para o retorno às aulas presenciais.
O estudante Maylon Prado, de 14 anos, optou por esperar a imunização chegar para depois voltar à escola, presencialmente. "Ainda tenho medo. Mas agora já me sinto mais confortável em voltar porque meus pais, eu e meu irmão estamos vacinados", opina.
Até o momento, somente a vacina da Pfizer é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa população, já que não há estudos reconhecidos pela agência sobre o uso dos outros imunizantes em menores de idade.