A alta incidência de casos com picada de escorpião tem gerado preocupações em Três Lagoas. Só neste ano, aproximadamente 500 pessoas foram picadas pelo animal na cidade. O veneno do escorpião ataca os sistemas cardíaco, gastrointestinal, respiratório e neurológico.
As crianças e os idosos são os mais vulneráveis ao veneno, que apresentam casos graves quando picado. Em pessoas adultas, não está descartado o risco de uma maior letalidade, principalmente em quem já tem doenças como diabetes e hipertensão, mas é necessária uma observação caso a caso.
No brasil, são encontrados quatro tipos de escorpiões que causam danos ao ser humano. E na região de três lagoas, a maior incidência de casos é com o escorpião amarelo, que contém a toxina mais letal em comparação às outras três espécies.
Prevenção
A maior forma de prevenção é a limpeza constante do ambiente, evitando o acúmulo de sujeira e entulho, que são ambientes propícios para a infestação destes animais. Apesar de haver venenos de dedetização que prometem eliminar as espécies de escorpiões, eles não são tão eficazes.
Sabia mais na matéria completa abaixo: