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Vereadores criticam descaso na agência do INSS de Três Lagoas

Desde o ano passado moradores têm reclamado do atendimento na agência do INSS

Assunto > Foi debatido por vereadores durante sessão - Divulgação
Assunto > Foi debatido por vereadores durante sessão - Divulgação

Um dos assuntos discutidos na sessão desta semana da Câmara Municipal de Três Lagoas foi o atendimento na agência do INSS da cidade. Vereadores usaram a tribuna para criticar o descaso no atendimento na agência local, principalmente a demora para passar pela perícia, porque os agendamentos estão sendo marcados para abril de 2023.

O assunto foi levantado pela vereadora Marisa Rocha (MDB), que pediu providências. A reclamação não é nova. Desde o ano passado moradores têm reclamado do atendimento na agência do INSS.

Em setembro deste ano, levantamento feito pelo Jornal do Povo, mostrou que, em Três Lagoas, mais de 2.100 trabalhadores doentes precisavam passar pela perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para conseguir o benefício por incapacidade. Eles estavam há meses aguardando para passar pela perícia, que na ocasião era agendada para fevereiro de 2023. Agora, segundo vereadores, estão sendo marcadas para final de março do próximo ano.

Internautas do Portal RCN 67 também reclamaram do atendimento da agência do INSS e da demora para conseguir passar pela perícia. Elenice Rodrigues disse que ficou oito meses em casa e não conseguiu “encostar” pelo INSS. 

Sandra Ferreira informou que há três meses deu entrada no processo para receber o benefício, mas que a perícia foi agendada para janeiro de 2023. Edvaldo Costa também reclamou. “O atendimento é péssimo, você chega lá e eles fazem horas com os pacientes”, comentou. 

Em Três Lagoas, eram 5 peritos que atendiam na agência local. Desde o ano passado, dois peritos aposentaram e um está afastado de licença médica há dois anos. Apenas dois profissionais estão trabalhando. Cada um atende 12 pessoas por dia. Ou seja, nesse período, mais de 36 perícias deixaram de ser realizadas por dia na agência de Três Lagoas, que era considerada uma das melhores do Estado em termos de agilidade nos procedimentos.

Anteriormente, com 30 dias a partir do pedido, o segurado conseguia receber o benefício. Atualmente, leva meses para a pessoa conseguir ser atendida e dar entrada no processo.

Em nota, a assessoria de imprensa do INSS em Mato Grosso do Sul informou que, a espera por perícia, infelizmente, é uma realidade nacional, pois faltam médicos para atender nas agências.  Além de médicos, a agência local enfrenta também a falta de funcionários administrativo.

A vereadora Marisa Rocha destacou ainda a falta de representatividade de Três Lagoas em Brasília para ajudar buscar soluções para esses problemas, já que se trata de um órgão federal.