Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Vertedouros de hidrelétricas do Paraná são abertos

O reservatório de Ilha Solteira está com cerca de 76% da capacidade de armazenamento

Nas vertentes da hidrelétrica de Jupiá, segundo cálculos da Cesp, a vazão pode chegar a 11 mil m³ por segundo -
Nas vertentes da hidrelétrica de Jupiá, segundo cálculos da Cesp, a vazão pode chegar a 11 mil m³ por segundo -

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) realizou ontem (19) a operação de abertura dos vertedouros das usinas hidrelétricas da bacia do rio Paraná. O volume de águas que chega às usinas da CESP aumentou desde a semana passada, com a abertura dos vertedouros de Água Vermelha, no rio Grande, e com as chuvas que vêm ocorrendo na bacia.
As vazões que passaram na segunda-feira (16) por Ilha Solteira estavam em cerca de 6 mil metros cúbicos por segundo; em Jupiá, eram 7 mil metros cúbicos por segundo e, em Porto Primavera, 8 mil metros cúbicos por segundo.
A previsão para ontem era que esses volumes de água aumentassem em cerca de mil metros cúbicos por segundo, em cada usina. Até o final da semana, a previsão é a de  as vazões defluentes possam chegar a 10 mil metros cúbicos por segundo em Ilha Solteira; 11 mil metros cúbicos por segundo em Jupiá; e 12,5 mil metros cúbicos por segundo em Porto Primavera.
O reservatório de Ilha Solteira está com cerca de 76% da capacidade de armazenamento, devendo chegar a 90% nos próximos dias.
O procedimento de abrir vertedouros é adotado para manter os níveis recomendados no Plano Anual de Controle de Cheias do Sistema Interligado Nacional (SIN).
As vazões são consideradas normais para o período. A CESP informa que os vertedouros devem permanecer abertos durante o feriado de Carnaval.