A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, inicia na tarde desta quarta-feira, 24, o Workshop em Vigilância no município de Três Lagoas. A capacitação fecha o cronograma de ações da Caravana da Saúde que esteve atendendo não apenas Três Lagoas como também os municípios que compõem a sua microrregião.
Até sexta-feira, 26, coordenadores em saúde e vigilância epidemiológica realizarão o workshop direcionados aos coordenadores dos núcleos de saúde da microrregião. Entre os temas abordados estão as orientações referentes a cuidados e notificação para doenças como Dengue, Chikungunya, Raiva, DSTs além de ações para a Saúde do Trabalhador, laboratoriais, intoxicação por agrotóxicos e centro de informação toxicológicas (CIVITOX) e controle de vetores.
Uma das novidades está na capacitação sobre o vírus Zika, devido ao registro de casos ocorridos já nacionalmente. De acordo com a coordenadora estadual de vigilância em saúde, Larissa Castilho, o objetivo é que novos temas sejam abordados nas capacitações para que ocorra a atualização dos profissionais em saúde na área de vigilância epidemiológica. “Os temas abordados são de acordo com o que a Vigilância Epidemiológica, num trabalho conjunto com dados do Ministério da Saúde, vem detectando. Um exemplo é o vírus Zika que já foi registrado no Brasil. No caso de Três Lagoas temos a proximidade com o Estado de São Paulo, onde os casos de dengue são muito recorrentes, por isso reforçamos as orientações referentes a cuidados”, disse a coordenadora.