O Setor de Vigilância Sanitária desenvolve diversas ações que tem como princípio zelar as condições de higiene do local para prevenir a saúde e o bem-estar de todos. Só no mês de julho deste ano, a equipe realizou 716 ações.
Segundo a coordenadora do setor, Maria Aparecida de Oliveira, nessas ações incluem diversas atividades, tais como inspeções em estabelecimento na área de serviço de hotelaria e alimentação. “A nossa equipe realiza a inspeção de motéis, hotéis, pousadas, bares, lanchonetes, restaurantes, quiosques, trailers, fábricas de gelo, com intuito de fiscalizar se não há alguma norma que está sendo infligida”, destaca.
Outra ação promovida pelo setor é o cadastro e inspeção de abertura ou fechamento de empresas, na qual a equipe realiza a inspeção prévia do local quando é aberto para população, como também faz a exclusão do sistema e vistoria quando a empresa é encerrada.
DENÚNCIAS
De acordo com a coordenadora, outra ação realizada pela equipe são as denúncias da população. Somente neste mês, foram contabilizadas 66 denúncias recebidas e 83 atendidas de locais irregulares, sendo que deste total, 40% são de criação indevida de animais rurais (porco, galinha, cavalo, carneiro e entre outros) em área urbana, ou animais domésticos em estado insalubre.
A equipe também notifica o proprietário que tem o prazo para devido para a regularização. “Geralmente neste tipo de denúncia orientamos aos proprietários de animais para realizarem a criação no devido local, evitando assim, o incômodo para a população vizinha e também a proliferação do mosquito que transmite a Leishmaniose através das fezes dos animais”, explica.
Para a realização da denúncia, é necessário o endereço do local e qual tipo de normas que estão sendo infligidas. As mais comuns são água servida na rua, alimentos sem origem de procedência, ou locais com criadouros de animais rurais em área urbana.
DIA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
A Vigilância Sanitária comemora no dia 05 de agosto, o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, na praça Ramez Tebet, onde será montado uma tenda para orientações e entrega de panfletos na área de cosméticos, alimentos e saúde do trabalhador para toda a população. No mesmo dia, está programado mais orientações no Rally dos Sertões, que Três Lagoas, com uma tenda no Parque de Exposições “Joaquim Marques de Souza”.
A coordenadora ressaltou a importância da população e em especial os proprietários de estabelecimentos se informarem a importância da higiene para que evite assim, problemas na saúde. “Em todas as festas e eventos na cidade, a nossa equipe é procurada com antecedência para fazer a orientação aos vendedores de bebidas e alimentos, sempre alertando o modo adequado na armazenagem correta dos alimentos e bebidas. No dia da festa, a nossa equipe faz a fiscalização, verificando se aquilo que foi recomendado foi cumprido”, explica Maria Aparecida.
SERVIÇO
O Setor de Vigilância Sanitária está localizado na rua Manoel Rodrigues Artez, 520 – 1º andar, bairro Colinos. Os telefones para contato são 3929-1861 ou 1862.