Veículos de Comunicação

Três Lagoas

X-15 da Vila Piloto é a campeã do Carnaval 2012

Escola de samba foi eleita a campeã com 1.947,5 pontos. A Acadêmicos atingiu a marca de 1.872 pontos

-
-

Com 1.947,5 pontos, a escola de samba X-15 da Vila Piloto foi a campeã do Carnaval 2012. A Acadêmicos Unidos de Três Lagoas recebeu 1.872 votos. A apuração aconteceu na tarde de ontem, no saguão da antiga Prefeitura e contou com representantes das duas agremiações.  O desfile foi avaliado por quatro jurados técnicos, formado por representantes da sociedade, e mais o voto popular, analisado por 20 pessoas. Esse foi o primeiro ano em que houve o concurso para a escolha do melhor desfile.

Fundada há dois anos, a X-15 da Vila Piloto entrou na avenida Rosário Congro com o samba enredo “Minha Raiz é Barrageira”. A escola contou a história da formação da Vila Piloto, que começou com a construção da barragem do Jupiá.

A primeira escola a desfilar foi a Acadêmicos Unidos de Três Lagoas, fundada em 1972. A agremiação levou para a avenida a história da escrita e do papel, sob o tema “Negócio da China”, contada por 200 integrantes.  O enredo fez uma alusão à expansão da celulose no município.

X-15
A X-15 entrou na avenida com 180 componentes e um carro alegórico no formato de uma fênix, símbolo da escola.  Com apenas um oito, dado pela comissão técnica, as demais nota da escola foram nove e dez.

Para a presidente e fundadora da escola da Vila Piloto, Inozemar Fraga, a Noze, o resultado foi merecido. “O concurso serve de incentivo para que outras escolas possam surgir e mostrar trabalho. Três Lagoas merece ter mais escolas de samba”, disse Noze.

 ACADÊMICOS

Para o representante da Acadêmicos, Anésio Anselmo, o fato da X-15 pertencer a comunidade de um bairro colaborou. “As pessoas da comunidade são unidas e fica mais fácil participarem dos ensaios. Já a Acadêmicos não tem um bairro, um ponto de referência”, argumentou.

Anésio disse que ficou triste com as notas, principalmente no quesito alegoria, já que a escola saiu com três carros alegóricos.  “Entrei com três carros e tirei nota sete neste quesito e a X-15 com apenas um, tirou dez. Acho que no ano que vem os jurados devem ser técnicos. Eles têm que saber que as fantasias têm que estar de acordo com o enredo, e as minhas estavam. Infelizmente, voto é voto e jurado é jurado, mas eles não foram técnicos”, opinou.

Apesar dos questionamentos, Anésio disse que no próximo ano não vai continuar na Acadêmicos Unidos de Três Lagoas. Por ser morador da Vila Piloto, ele informou que vai integrar a X-15, no Carnaval 2013.
Os quesitos julgados foram: Cumprimento do horário do início do desfile; fantasia, alegoria e adereços; samba enredo; mestre sala e porta-bandeira; bateria; comissão de frente; evolução; harmonia e cumprimento do tempo limite do desfile que não poderia passar de uma hora. A Acadêmicos levou 51 minutos para concluir o trajeto e a X-15 54 minutos.