Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Xadrezista de Três Lagoas é a 4ª em torneio nacional

Um dos maiores torneios do país, competição reuniu atletas de 26 estados da federação

Flávia é a atual bicampeã de Mato Grosso do Sul -
Flávia é a atual bicampeã de Mato Grosso do Sul -

Com apenas 13 anos, mas com um talento que faz inveja em muito marmanjo, a estudante Flávia Hasegava vem se destacando no cenário nacional do xadrez, jogo de tabuleiro que é considerado esporte, porém é muito pouco popular entre os jovens. Flávia é a atual Bicampeã no Mato Grosso do Sul e na edição nacional dos Jogos Escolares da Juventude, conquistou o 4º lugar. 

A competição que reúne estudantes dos 26 estados da federação é um dos maiores torneios de xadrez do país e neste ano foi realizado na cidade de Natal no Rio Grande do Sul entre os dias 6 e 8 deste mês. Durante os três dias de competição, Flávia desbancou fortes candidatas ao titulo e dentre as garotas de 13 anos, ela foi a melhor colocada.


Em sua categoria competiram garotas com idades entre 12 e 14 anos, sendo que as três primeiras colocadas completam 15 já no ano que vem, portanto mudarão de categoria, aumentando assim as chances da três-lagoense conquistar o tão sonhado titulo de campeã brasileira.


Apesar do bom desempenho na competição nacional, Flávia não teve muito tempo para descansar e já treina pesado para outra importante competição, o campeonato de Xadrez da TV Morena que acontecerá no próximo dia 5 de Outubro. Outra competição que a estudante pretende participar ainda neste ano é o Campeonato Brasileiro Escolar, nesta competição Flávia já é experiente, pois compete desde 2007. No decorrer dos anos ela coleciona bons resultados, com destaque para 2008 onde ela foi campeã do torneio com apenas 8 anos.


PATROCÍNIO
Apesar do ótimo retrospecto e a conquista de importantes títulos, a jovem conta apenas com uma colaboração da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer, que sempre que é possível, colabora com o transporte, entretanto os custos com hospedagem e alimentação são bancados pela família de Flávia, sua mãe Sandra Hasegava diz que um patrocinador seria muito bem vindo. “Não é fácil pagar todos esses custos, nossa filha leve o nome não só de Três Lagoas, mas também do nosso Estado pra todo o Brasil, um patrocínio seria muito bom pra ajudar nos gastos” ressaltou a mãe e principal incentivadora de Flávia.