Veículos de Comunicação

Paraolímpiadas

Yeltsin Jacques é medalhista de ouro em Tóquio

Atletas de Mato Grosso do Sul podem trazer medalhas dos Jogos em Tóquio

Atletas de Mato Grosso do Sul podem trazer medalhas dos Jogos em Tóquio - Wander Roberto/CPB
Atletas de Mato Grosso do Sul podem trazer medalhas dos Jogos em Tóquio - Wander Roberto/CPB

A delegação brasileira em Tóquio é de 260 paratleta. Além dos irmãos Costa, Mato Grosso do Sul conta com mais cinco atletas competindo por um lugar mais alto no pódio.

No atletismo, o campo-grandense Yeltsin Ortega Jacques, 29, foi o primeiro a conquistar a medalha de ouro para o Brasil. Na prova dos 5000m. O atleta que nasceu em Campo Grande terminou a prova com o tempo de 15min13s62. O pódio foi completado por dois japoneses, Kenya Karasawa, que foi prata com o tempo de 15min18s12, e Shynia Wada, bronze com 15min21s03. 

E se os jogos Paraolímpicos é superação, a prova do campo-grandense foi pura emoção na entrada da última volta, Karasawa ultrapassou o brasileiro de forma surpreendente, dando a impressão de que não seria mais alcançado. Com passadas mais lentas que o japonês, Yeltsin parecia cansado para se recuperar a tempo.

Porém, o atleta de Campo Grande voltou a aumentar a velocidade no sprint final e deu o troco em Karasawa nos últimos metros. O brasileiro cruzou em primeiro com folga, em uma prova histórica para o atletismo paralímpico brasileiro.

MAIS CINCO ATLETAS DO MS
A delegação sul-mato-grossense ainda é composta por Fabricio Barros no atletsimo, Fernado Rufino e Raiza Ribeiro na canoagem. E com guia da maratonias baiana, Edneusa Jesus, Vilmar Roberto Dias, irá acompanhar a atleta na maratona.