A delegação brasileira em Tóquio é de 260 paratleta. Além dos irmãos Costa, Mato Grosso do Sul conta com mais cinco atletas competindo por um lugar mais alto no pódio.
No atletismo, o campo-grandense Yeltsin Ortega Jacques, 29, foi o primeiro a conquistar a medalha de ouro para o Brasil. Na prova dos 5000m. O atleta que nasceu em Campo Grande terminou a prova com o tempo de 15min13s62. O pódio foi completado por dois japoneses, Kenya Karasawa, que foi prata com o tempo de 15min18s12, e Shynia Wada, bronze com 15min21s03.
E se os jogos Paraolímpicos é superação, a prova do campo-grandense foi pura emoção na entrada da última volta, Karasawa ultrapassou o brasileiro de forma surpreendente, dando a impressão de que não seria mais alcançado. Com passadas mais lentas que o japonês, Yeltsin parecia cansado para se recuperar a tempo.
Porém, o atleta de Campo Grande voltou a aumentar a velocidade no sprint final e deu o troco em Karasawa nos últimos metros. O brasileiro cruzou em primeiro com folga, em uma prova histórica para o atletismo paralímpico brasileiro.
MAIS CINCO ATLETAS DO MS
A delegação sul-mato-grossense ainda é composta por Fabricio Barros no atletsimo, Fernado Rufino e Raiza Ribeiro na canoagem. E com guia da maratonias baiana, Edneusa Jesus, Vilmar Roberto Dias, irá acompanhar a atleta na maratona.