Experts da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer e da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, apontam que os consumidores frequentes de café podem ter um risco reduzido de morte por doenças como acidente vascular, ataques cardíacos, câncer e doença hepática. Cerca de 185 mil participantes recrutados na década de 90 e seguidos por mais de 16 anos fizeram parte do estudo. Naturalmente, hábitos saudáveis, que incluem exercícios físicos e alimentação equilibrada, são decisivos no resultado positivo. Conclusão: não vale exagerar na quantidade diária de cafeína, mas pode aproveitar relaxada a sua xícara matinal.
Passo a passo do café coado perfeito:
1.Quanto mais fresco seu café, melhor. “Preste atenção na data da torra (no máximo, 30 dias antes) e, se possível, prefira sempre o café moído na hora para preservar aromas e sabores”, diz Rodolfo Herrera, sócio do Takko Café, em São Paulo.
2.A maior parte do seu café é água! “Use água filtrada e espere esfriar durante dois a três minutos depois da fervura. Nesse meio-tempo, escalde o filtro, ainda sem o pó, para eliminar sabores e odores do papel.”
3.Use 18 gramas de café moído para 200 ml de água. Coloque um pouco sobre o pó, agite levemente para hidratar todo o café, aguarde 30 segundos e coloque o resto da água aos poucos. Ficou amargo? Opte por grãos de moagem mais grossa.
(mdemulher)