Veículos de Comunicação

Capital recebe escritora e dançarina alemã Bettina Ried

O evento acontece às 16h na Escola Cultura Inglesa, com entrada franca

-
-

A expoente da dança de salão e professora alemã Bettina Ried visita Campo Grande no próximo dia 17 de janeiro, acompanhada do marido e parceiro de dança Ralph Torsten Ried. Ela é autora do único livro brasileiro sobre dança de salão internacional e vem a cidade realizar uma palestra-aula sobre os “Fundamentos da Dança de Salão”, título de sua obra publicada pela Editora Phorte.

O evento acontece às 16h na Escola Cultura Inglesa, com entrada franca. Após a palestra-aula haverá uma sessão de autógrafos com a escritora e mostra de vídeos de Dança Esportiva. O endereço é rua Humberto de Campos, 350, Vila Célia. Saiba mais pelo telefone (67) 8404-0504.

Desde 1978 Bettina Ried & Ralph Torsten Ried lecionam Dança de Salão Internacional. Segundo Ivan Sousa e Daniele Barilli, dançarinos de Campo Grande, a alemã é a grande responsável pela divulgação e implementação da Dança Esportiva no Brasil.

Bettina Ried é licenciada e mestre em Educação Física pela USP e ministra cursos de Dança de Salão Internacional. Lecionou em diversas instituições de ensino superior e atualmente leciona na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, além de participar da direção técnica da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas.

A visita da escritora a Campo Grande é resultado de um intercâmbio profissional que teve início em fevereiro de 2008, quando Ivan Sousa e Daniele Barilli participaram de um curso intensivo de Dança Esportiva com Bettina, em Valinhos – SP. Após o curso, o casal foi o grande vencedor da terceira Copa ESEF de Dança Esportiva, realizado em junho na cidade de Jundiaí – SP.

Desde então, Ivan e Daniele firmaram-se como pioneiros da Dança Esportiva em toda região Centro Oeste. O treinamento e estudo constante está destacando a dupla em Campo Grande, tornando-se referência em Dança de Salão para todo o Estado.

O casal adotou o livro “Fundamentos da Dança de Salão” em Campo Grande. A obra traz para o Brasil o melhor da Dança de Salão Internacional, da forma como é praticada no mundo inteiro, tanto recreativa como competitiva. Apresenta os fundamentos técnicos e o regulamento conforme adotado pela International Dance Sport Federation, reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional. “É como um livro de partituras musicais. A dança segue regras técnicas”, explica Ivan.

Na primeira parte, apresenta a evolução histórica da dança de salão e dos motivos pelos quais é praticada: lazer, saúde, competição, além de considerações sobre etiqueta e relacionamento social na pista de dança. Na parte técnica (com descrições, fotos e diagramas), aborda as Danças Européias ou Standard, descrevendo a respectiva postura, técnica, passos básicos e figuras na Valsa Lenta, Quickstep (Foxtrot Rápido), Tango, Valsa Vienense e Slowfox (Foxtrot Lento), bem como nas Danças Latinas Rumba, ChaChaCha, Samba, Paso Doble e Jive (uma forma de Rock n Roll).

O livro mostra, ainda, as demais danças reunidas no Programa Mundial de Danças de Salão, cujo objetivo é padronizar passos e figuras de tal maneira que todos possam dançar com todos em qualquer lugar do mundo.

A bibliografia compreende as mais importantes obras relativas à Dança de Salão Internacional bem como ao Programa Mundial de Danças de Salão, em inglês e alemão, as poucas obras editadas em português e algumas relativas às danças de salão tradicionais brasileiras.

Sumário do livro

– Como Usar Esse Livro

– A dança de Salão dos Primórdios até o Século XXI

– Para que Aprender a Dançar ?

– Algo Mais que Passos e Figuras

– As Danças Européias (standard); Postura, Técnica de Movimento e

 

Trabalho dos Pés

– As Danças Latinas, seu caráter e os Princípios que regem sua Motricidade


– Danças de Discoteca


– Rock´n Roll


– Sugestões de Leitura


Destaques da dança esportiva no Centro Oeste

Ivan Sousa e Daniele Barilli, professores especialistas em dança de salão confederados e multiplicadores da CBDANCE, estimam que já ensinaram cerca de 850 alunos em Mato Grosso do Sul. Somente na Mais Academia são cinco turmas em andamento.


O casal destaca o aumento de interesse do campo-grandense em aprender Danças de Salão. “Atendemos empresas e já estamos ensinando até noivos, que se preparam para dançar em suas festas de casamento, são os cursos de dança “In company”, diz Daniele Barilli.

 

O que é Dança Esportiva?

A Dança Esportiva refere-se genericamente a um grupo de danças efetuadas por casais, com origem no mundo ocidental, e que atualmente são praticadas tanto em contexto social como competitivo, pelo mundo inteiro.

Referem-se às dez danças, integradas no International Standard e International Latin, ou como também são conhecidas, as Clássicas: a Valsa Inglesa, o Tango, a Valsa Vienense, o Slow Foxtrort e o Quickstep e as Latinas: Samba, Cha Cha Cha, Rumba, Paso Doble, Jive.

Por sua beleza visual, está entre as modalidades mais transmitidas na TV dos EUA e Europa. Seus eventos costumam ser transmitidos para mais de 150 milhões de lares em todo o mundo e contam mais de 4 milhões de atletas membros (fora os que praticam sem competir) em 86 nações nos cinco continentes. Foi apresentada nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000) e faz parte dos World Games desde 2001. A hora aula de um campeão chega a custar U$ 700 hora.