Veículos de Comunicação

Variedades

FCMS lança "Cancioneiro do Pantanal" com recursos do FIC

O lançamento do Cancioneiro do Pantanal acontece nesta quinta, às 19h30

 O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, lança nesta quinta-feira (15), às 19h30, no mezzanino no Memorial da Cultura, o livro Cancioneiro do Pantanal, escrito por Marly Morettini e Sônia da Cunha Urt.

Publicado através de recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) totalizando R$ 14.200,00, o livro é o resultado de um projeto de pesquisa que investiga as vidas que constituem o “sujeito pantaneiro”.

A pesquisa se aprofunda na cultura, na singularidade e nas relações moldadas ao longo da vida de mulheres e homens que forjam sua vivência em um meio que pauta um jeito de ser único: o Pantanal sul-mato-grossense.

O livro desmistifica as diferenças culturais e traz à tona populações e gerações que historicamente se formaram pelas estratégias do capital. Pesquisada, a cultura do pantaneiro vai além da aparência e revela causas reais baseadas no meio, nos fenômenos sociais e políticos.

Base de um projeto de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o livro Cancioneiro do Pantanal será tema de debate em salas de aula, expondo uma visão mais abrangente das comunidades e da cultura sul-mato-grossense.

Serviço

O Memorial da Cultura fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro. O lançamento do Cancioneiro do Pantanal acontece nesta quinta, às 19h30, no mezzanino do Memorial.