A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) oferece a oficina de férias "O Corpo Intérprete", ministrada pelo dramaturgo Jair Damasceno. O curso acontece no Centro Cultural José Octávio Guizzo em Campo Grande, de 20 a 31 de janeiro, de terça à sábado, das 14 às 17h.
O curso é baseado no método "Laboratório de Expressão Cênica" e tem como objetivo desenvolver a capacidade de expressão e interpretação dos artistas cênicos: atores, bailarinos, cantores, profissionias do vídeo, com experiência ou iniciantes. Segundo o dramaturgo, este método teórico-experimental foi desenvolvido ao longo de mais de 20 anos em trabalhos com grupos teatrais e artistas cênicos de Mato Grosso do Sul e outros estados e permite explorar de forma orgânica o potencial corporal, mental e emocional dos participantes.
Durante o curso realiza-se o trabalho de corpo e movimento no qual Jair Damasceno busca agregar elementos essenciais às artes cênicas, tais como: consciência sobre os centros de energias corporais e a sua utilização em cena, o trabalho corporal – sensibilização, quebra de padrões convencionais e novas posturas, o movimento "estático" e dinâmico, ritmo e a dança individual – a criatividade e a dramaturgia do ator, a ação dramática, a expressividade e interpretação, voz e partitura sonora, concepção de personagens além da comunicação com o espaço cênico e com a platéia.
"O trabalho é utilizado ainda para a montagem de espetáculos segundo a proposta do grupo, nos quais são realizadas experiências cenográficas e laboratórios, explorando-se o conteúdo ideológico e psicológico a partir da direção", explica Damasceno.
O investimento é de R$ 100 e a carga horária de 26 horas. As inscrições podem ser realizadas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto, 453, de terça a sábado das 14h às 19h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 9925-2787, 8112-2339 ou 3317-1792.