Com a estreia da novela "Caminho das Índias" na Rede Globo, fica quase impossível não comentar uma série de particularidades do país, incluindo a beleza de suas casas. "A cultura indiana é baseada em cor, seja qual for a classe social. Eles não têm medo de extrapolar", diz o arquiteto e decorador Sig Bergamin.
Muita coisa já mudou na Índia, e ares ocidentais vão ganhando espaço, inclusive na decoração. No entanto, a trama global optou por mostrar uma estética clássica. "O objetivo da Glória [Perez, autora da novela] é contar a história da maneira mais tradicional possível, por isso optamos por cenários mais tradicionais, com pessoas comendo sentadas em mesas baixas, por exemplo, o que já não é mais tão comum hoje em dia", explica Ana Maria Magalhães, produtora de arte da novela.
Para ambos os profissionais, é difícil apontar as características mais comuns nas casas dos indianos, que vão de antigos palácios de marajás, a prédios supermodernos, sem falar nas influências inglesa, portuguesa e árabe. O fruto de toda essa mistura é variado: tendas, espelhos, almofadas trabalhadas, lustres, baús, móveis em palhinha e madeira, pufes, louças em prata são alguns dos itens frequentes nas moradas do país.
A religiosidade é o único ponto comum na decoração de todas as casas. Ganesh, Shiva e Buda são algumas das divindades mais populares, que têm garantidas um cantinho sagrado como altar, geralmente em áreas sociais, como a sala ou a entrada. Incensos, velas, flores e oferendas como o arroz com açafrão completam o cenário. Quadros com imagens religiosas também fazem parte da estética das moradas indianas.
Para entrar no clima indiano proposto por "Caminho das Índias" e renovar os ares no seu lar, veja abaixo algumas idéias:
– espalhe algumas almofadas pelo cômodo, preferencialmente bem coloridas ou com bordados;
– procure tecidos em cores vivas para jogar por cima do sofá;
– escolha um canto para montar um oratório indiano, misturando imagens, velas em rechauds, cachepots variados, incensos e flores;
– procure um tapete indiano para usar no ambiente;
– misture futons redondos e quadrados aos demais móveis do cômodo;
– faça arranjos de flores pequenos, com poucas flores como cravos amarelos e vermelhos, orquíedas e crisântemos. As flores podem ficar boiando na água, com ou sem velas.