Postos de saúde de todo o país devem abrir neste sábado (24) para o último dia de vacinação contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína, para as seguintes parcelas da população: crianças de seis meses a dois anos de idade, portadores de doenças crônicas e jovens saudáveis de 20 a 29 anos. As grávidas que ainda não tomaram a dose também devem ir ao posto hoje, mas, se quiserem, podem se vacinar no decorrer da campanha, que só acaba em 21 de maio.
A decisão de abrir os postos no fim de semana foi anunciada nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Saúde. O governo diz que negociou a situação com o Conass e o Conasems (conselhos de secretários de saúde estaduais e municipais, respectivamente), o que indica que todos vão acatar a decisão. Mas a decisão de abrir ou não os locais de vacinação depende de cada secretaria. Em São Paulo, é possível acessar os locais abertos neste link.
Até agora, a meta de vacinar 80% do público-alvo de cada grupo específico não foi atingida – 33,2 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe, o que equivale a 56,7% do total de 58,5 milhões de indivíduos que deveriam ter se vacinado até agora.
Apenas entre os profissionais de saúde, indígenas e crianças até dois anos o objetivo foi atingido. Entre as grávidas, o índice de vacinação chega a 56,6%, em um total de 1,7 milhão de pessoas vacinadas. Os doentes crônicos alcançaram 8, 1 milhões de doses aplicadas e os jovens de 20 a 29 anos atingiram 17,2 milhões (48,92% da meta). Os dados são do último relatório divulgado pelo ministério, na quinta-feira (23).
Uma pesquisa feita com 1.500 pessoas indicou que 40% da população-alvo das primeiras etapas da campanha não havia se vacinado ainda por falta de tempo. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pede que as pessoas usem o dia de folga para ir ao posto.
– O sábado será uma ótima oportunidade para que aqueles que têm indicação e ainda não fizeram por falta de tempo possam ir ao posto se proteger contra a gripe.
Norte e Sul vacinam idoso
É preciso ficar atento porque nesta semana houve mudanças importantes no calendário de vacinação. Nas regiões Norte e Sul, neste sábado também começa a campanha nacional de vacinação do idoso contra a gripe comum, que vai até 7 de maio. Estão incluídas na ação pessoas acima de 60 anos. Os idosos que também tiverem doenças crônicas serão, ao mesmo tempo, vacinados contra a gripe suína.
Já nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, o início da campanha foi adiado para o dia 8 de maio – o prazo vai até 21 de maio. A medida foi tomada porque o Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina, não conseguirá entregar 100% das doses a tempo. Segundo a instituição, uma nova encomenda do Ministério da Saúde, de mais 30 milhões de doses, fora os 33 milhões pedidos anteriormente, demandará mais tempo para ser entregue.
Mas, de acordo com o governo, os idosos do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste que quiserem antecipar a vacina contra o H1N1 e já ir ao posto a partir de hoje podem fazer isso, mas precisam lembrar de voltar ao local para tomar a dose contra a gripe comum. Helena Sato, coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, diz que não é preciso esperar um período específico para tomar a outra vacina.
– Esse é um recado muito importante: o idoso com doença crônica que receber a vacina contra a gripe suína precisa voltar uma segunda vez para tomar a dose contra a comum. Não é necessário respeitar nenhum intervalo.