Quem acha que a onda de lançamentos de gadgets de realidade aumentada já passou precisa reconsiderar, especialmente com as novidades das grandes empresas de tecnologia. No final de setembro, durante a Meta Connect 2024, Mark Zuckerberg revelou os novos óculos de realidade aumentada da Meta: o Orion.
Diferente da estética de máscaras que é comum nesse tipo de aparelho, este modelo se destaca por ter um design mais fashion e nerd, reminiscentes de óculos com armações robustas, que são essenciais para integrar a tecnologia à sua estrutura.
O novo acessório oferece controle por voz, rastreamento ocular, GPS e uma pulseira inteligente que se conecta à inteligência artificial. A proposta de imitar um óculos tradicional visa facilitar a combinação de suas funções com o uso diário e os estilos variados dos futuros usuários. Com o Orion, será possível assistir a filmes e séries em telas enormes, jogar games com gráficos impressionantes, interagir com personagens virtuais, criar documentos, participar de chamadas holográficas, verificar notificações e traduzir textos projetados na tela, entre outras funções.
“O Orion está em desenvolvimento há 10 anos. As exigências eram claras: deveria pesar menos de 100 gramas, ser sem fio e ter telas com um amplo campo de visão para múltiplas tarefas, permitindo que as pessoas vissem o mundo ao seu redor”, comentou o fundador da Meta. Embora a data de lançamento para o consumidor final ainda não tenha sido anunciada, a empresa afirma que este é um dos modelos mais avançados disponíveis e que deverá ser lançado em breve. Você vai garantir o seu?