Quanto você estaria disposto a pagar por uma versão do Facebook totalmente livre de anúncios? Pois saiba que, de acordo com uma análise feita pelo site TechCrunch, uma eventual edição “premium” da rede social poderia custar entre US$ 7 e US$ 14 por mês — o equivalente a R$ 23 a R$ 47, na conversão atual da moeda. Isso é equivalente a US$ 168 ou R$ 572 por ano.
Para chegar a essa estimativa, o site resolveu mensurar os ganhos da plataforma com publicidade, estimando que, para que tal opção de assinatura se tornasse viável, o valor das mensalidades teriam que substituir por igual os lucros individuais com a exibição de anúncios para os internautas. Estima-se que, só no ano passado, o Facebook tenha lucrado US$ 19,9 bilhões com propagandas exibidas para 239 milhões de usuários.
A ideia de uma versão paga da rede social surgiu durante os depoimentos de Mark Zuckerberg ao Senado dos EUA. Na ocasião, o executivo afirmou que “sempre haverá uma versão gratuita do Facebook”, dando a entender que, futuramente, a plataforma poderia ganhar uma edição premium, sem qualquer tipo de anúncios. É óbvio que não devemos entender essa declaração como uma confirmação de que isso acontecerá um dia, mas é uma possibilidade.
(canaltech)