Veículos de Comunicação

Calor

Verão brasileiro terá temperaturas acima da média

Vem mais calor por aí!

Verão brasileiro terá temperaturas acima da média

Se você está achando este verão muito quente, já pode se preparar: vem mais calor por aí! A estação mais quente do ano, que começa oficialmente em 21 de dezembro, deve vir com temperaturas acima da média histórica no Brasil.

De acordo com a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE), o aquecimento é consequência da formação do fenômeno El Niño, que também vai impactar os regimes de chuvas em boa parte do Brasil.

Segundo as previsões feitas, a média histórica de temperatura máxima em todo o Brasil é de 31.5°C no trimestre (dezembro, janeiro, fevereiro). Esse é o valor que deve ser superado no período.

O fenômeno El Niño, conforme explicam os meteorologistas, ocorre quando há o aquecimento das águas superficiais da porção equatorial do Oceano Pacífico. O vapor d’água mais quente altera os padrões de ventos, causando a variação na distribuição e intensidade das chuvas e na temperatura.

Para as próximas semanas, o destaque continua para as temperaturas elevadas, com máximas ficam em torno dos 40°C no noroeste do Paraná, no Mato Grosso do Sul, oeste paulista, sul do Mato Grosso e no Rio de Janeiro.

E, consequentemente, com o calor vem a chuva. De acordo com os técnicos do CPTEC-INPE, deve chover mais que o normal no sul do país, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já no norte, as precipitações terão redução, principalmente no norte do Pará, no Amapá e em Roraima.