De acordo com a legislação eleitoral, a cada turno das eleições, deve ser realizada a auditoria de urnas durante o horário de votação nas eleições oficiais. Em Mato Grosso do Sul essa fiscalização tem a participação de representantes de partidos políticos, federações e coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), do Ministério Público e demais entidades fiscalizadoras, além de voluntários, que preenchem cédulas de papel com votos nos candidatos oficiais.
Essas cédulas, por sua vez, são preenchidas com números correspondentes a candidatos registrados e votos de legenda, assim como votos nulos e brancos. E, ao final do domingo de votação, a soma dos votos inseridos nas urnas deve corresponder aos votos previamente preenchidos nas cédulas.
Para definir quais urnas serão auditadas, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) realiza, neste sábado (29), às 8h, um dia antes da eleição, o sorteio das 23 urnas que passarão pelo processo de auditoria de votação eletrônica. Somente em Campo Grande 2.146 urnas eletrônicas serão utilizadas neste segundo turno das Eleições 2022, sendo 2.209 urnas de votação e 207 de contingência. Já no Estado são 8.088 urnas ao todo.
Do total de urnas que serão sorteadas para auditoria, 18 passarão pela auditoria convencional, duas para o teste de integridade com uso de biometria, e três para auditoria na seção eleitoral. As seções que participarão do sorteio, que será feito de forma aleatória, pertencem às Zonas Eleitorais do Estado, definidas com o consentimento dos representantes das entidades fiscalizadoras.
O sorteio será transmitido ao vivo pelo canal do TRE-MS no Youtube a partir das 8h da manhã deste sábado.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-MS