Nesta quinta-feira (3), o quadro “A Casa é Sua”, do programa TVC Agora, recebeu a assistente social da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Huli Garcia, para falar a respeito da campanha do “Outubro Rosa”. Ela ressaltou a importância da conscientização para a prevenção do câncer de mama e de colo do útero.
De acordo com a assistente social, realizar exames de mamografia e Papanicolau anualmente possibilita identificar o câncer precocemente, aumentando as chances de cura. “Muitas pessoas detectam o câncer de forma precoce, que é a única forma de cura. Antigamente, o nosso maior problema era descobrir o câncer em estágio avançado, o que era praticamente uma sentença de morte. Hoje, conseguimos detectar de forma precoce e ter caminhos e opções. A chance de cura é maior. Esse é o incentivo do nosso exame anual: ir ao médico e buscar conhecer o próprio corpo para que essa detecção aconteça de forma precoce”, afirmou.
As campanhas da Rede Feminina este ano incluem palestras em empresas e escolas, com o objetivo de atingir um maior número de pessoas. O principal evento será a “Carreta do Hospital do Amor”, onde serão realizados aproximadamente 400 exames gratuitos, entre os dias 16 e 20 de dezembro, no Sindicato Rural, localizado na avenida Ranulpho Marques Leal, 1850, no bairro Jardim Alvorada.
No entanto, a ação possui alguns critérios. Para o exame de Papanicolau, é necessário ter entre 25 e 64 anos, não ter tido relações sexuais pelo menos dois dias antes do exame, não ter usado pomada ginecológica, não estar menstruada e não estar gestante. A idade para realizar a mamografia é entre 40 e 69 anos, e a mulher não deve utilizar hidratante ou talco e não estar grávida. Os documentos necessários para participar são RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de endereço.
Confira a entrevista: