Três Lagoas realiza neste mês, até o dia 29, mutirão de multivacinação em crianças e adolescentes para atualização de Caderneta de Vacinação. O Dia D de mobilização nacional será em 16 de outubro.
Isso ocorre após a divulgação de uma pesquisa feita pela Coordenação de Imunização de Três Lagoas sobre a quantidade de crianças e adolescentes da cidade que possuem alguma vacina em atraso. O estudo considerou a lista de todas as imunizações previstas no calendário de rotina desses dois grupos e os dados são alarmantes: 78% dos adolescentes com até 15 anos de idade estão com ao menos uma vacina prevista na Caderneta de Vacinação. São doses previstas no calendário de rotina de crianças e adolescentes que devem ser administradas em determinadas faixas etárias.
Entre as crianças com menos de 5 anos os dados também são alarmantes. Conforme o estudo, 22,15% desse público também estão desprotegidos com a falta de alguma imunização de rotina. O total de pessoas com menos de 15 anos com alguma vacina em atraso, em Três Lagoas, é de 7.581. Mais de 6,2 mil deles são adolescentes e 1.341 são crianças.
De acordo com a responsável pelo setor, Humberta Azambuja, os números são preocupantes. “A não vacinação dessas crianças e adolescentes, além de ser um ato ilegal, pois priva esses de um direito previsto em lei, ainda expões eles a doenças e ainda pode vir a colaborar com ressurgimento de doenças já erradicadas, bem como a proliferação de doenças que hoje se tem alto controle”, esclareceu.