A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MS) e o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG) esclarecem que o Carnaval, que este ano será comemorado no dia 1ª de março, não é um feriado do calendário nacional.
Mesmo sendo uma festividade que para o País e que envolve o fim de semana que o antecede, até a quarta-feira de cinzas, o comércio pode abrir normalmente neste período, sem a necessidade de pagamento de horas extras ou compensação de folga aos funcionários. A única exceção é nos municípios em que o Carnaval é um feriado local, determinado por lei.
Devido ao aumento de casos da Covid-19, vários municípios do Estado, incluindo Campo Grande, cancelaram ou adiaram a folia de rua e desfiles deste ano, como medida de prevenção.
Apesar disso, em Três Lagoas, os Sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados do Comércio, ainda estão definindo como será o funcionamento do comércio na terça-feira de Carnaval.
O governo do Estado decretou ponto facultativo neste período. A Prefeitura de Três Lagoas ainda não definiu se vai seguir o Estado, ou cancelar o ponto facultativo, assim como ocorreu no ano passado.