Uma moradora do bairro Jardim Acácias, em Três Lagoas, registrou um escorpião na residência dela. Por conta do calor intenso e da baixa umidade relativa do ar, é comum o aparecimento desses animais peçonhentos.
A equipe de reportagem do Grupo RCN entrou em contato com a prefeitura, que enviou uma nota informando que, se alguma pessoa encontrar um animal peçonhento na residência, deve se afastar lentamente para não o assustar, mas manter atenção onde ele está.
Com isso, deve-se entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou o Corpo de Bombeiros, solicitando ajuda. Para pedir ajuda ao CCZ, basta ligar para 67 9921 1668, ou, se preferir, ir até a sede do serviço, localizada na rua Egídio Tomé, número 5562. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O cidadão também pode falar diretamente com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, disponível 24h por dia.
Outra recomendação é que as pessoas jamais manuseiem escorpiões diretamente. Se for necessário mover o animal, deve-se utilizar um graveto longo ou uma pinça para empurrá-lo para dentro de um frasco.
Para prevenir o aparecimento desses animais, é importante manter a casa ou apartamento limpo, evitando o acúmulo de lixo, entulho, folhas secas e materiais de construção. Buracos no chão ou nas paredes podem servir de esconderijo, assim como roupas sujas ou molhadas deixadas no chão, que também podem abrigar escorpiões.
Participe do programa TVC Agora e envie sua reclamação para o número (67) 3509-7500.
Veja o quadro completo abaixo: